A satisfação no trabalho é a essência do envolvimento dos colaboradores, mas nem sempre tudo flui como esperado. Uma vida é tranquila, leve e bonita onde poucas coisas desanimadoras acontecem não é a realidade da maioria. É provável que no trabalho os dias tenham demandas variadas, prazos apertados, uma tensão aqui e outra logo ali. Mas, mesmo diante desses contratempos, como as empresas podem otimizar o engajamento?
A resposta pode estar no sentimento de gratidão.
Tópicos de conteúdo:
- O que é gratidão?
- Como a gratidão pode otimizar o engajamento?
- Tipos de pesquisa para medir satisfação do trabalho.
O que é gratidão?
É um sentimento experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer; agradecimento, reconhecimento. Fonte: Dicionário Michaelis.
Como a gratidão pode otimizar o engajamento?

Manter os colaboradores engajados e envolvidos com o propósito da empresa é um desafio. A grande maioria das pessoas deseja ser reconhecida, valorizada pelo seu esforço, trabalhar num lugar com propósito e que incentive seus talentos e potencialidades. Diante disso, é importante voltar o foco para as coisas boas do dia-a-dia e aprender se tornar melhor mesmo com as situações ruins.
Demonstrar a gratidão através de pequenos gestos, valorizando detalhes que passam despercebidos é algo capaz de transformar as pessoas e, consequentemente, o ambiente de trabalho. Isso porque o ato de se sentir grato faz com que a pessoa valorize seus acertos, equilibre suas emoções e se sinta empoderada para enfrentas novos obstáculos.
Mas afinal, como isso tudo acontece?
O que acontece dentro do nosso corpo que faz com que simples gestos transformem tantas coisas ao nosso redor?
A resposta está no “Sistema de Recompensas Cerebral”. Quando o cérebro identifica que algo de bom aconteceu, que algo deu certo, que fomos bem-sucedidos ou que existem coisas na vida que merecem reconhecimento e somos gratos por isso, há a liberação de uma substância chamada dopamina, um importante neurotransmissor. Ele ativa receptores que fazem aumentar a sensação de prazer e satisfação.

Reconhecimentos positivos feitos de forma autêntica e espontânea, transmitindo afeto e sensação de estima pode impactar de forma circunstancial as relações de trabalho.
Será que as pessoas são felizes no trabalho que desempenham? como medir isso?
Isso é possível através da aplicação de pesquisas e com o uso de ferramentas variadas.
Listamos abaixo algumas opções:
Tipos de pesquisa para medir satisfação do trabalho:
- Pesquisa com o Net Promoter Score (NPS®). Ele permite entender o humor geral da equipe. Tudo de um jeito simples, rápido e poderoso, É possível entender melhor o NPS neste Link.
- Pesquisas por Pulso. É um tipo de pesquisa mais rápida, frequente e mais profunda. São feitas perguntas simples à equipe semanalmente ou mensalmente. É possível obter uma visão rápida da “saúde do envolvimento” dos funcionários com a empresa, daí o nome “pulso”. É interessante que essa pesquisa seja feita de forma anônima, assim os funcionários se sentem mais à vontade para responder.
- Pesquisas abrangentes. É um tipo de pesquisa anual mais detalhada. Pesquise on-line e verá que existem muitas organizações especializadas em pesquisas no local de trabalho. Esse tipo de pesquisa ajuda a projetar, conduzir e preparar relatórios detalhados com insights estratégicos.
- Reconhecimento de P2P (Peer-to-peer). É um tipo de ferramenta que promove o reconhecimento e gratidão entre os próprios colaboradores. A partir das interações entre ele é possível extrair dados analíticos estratégicos para a área de Recursos Humanos. Um exemplo de empresa deste segmento é a feedlover.

Na feedlover acreditamos que uma cultura organizacional baseada no reconhecimento, na gratidão e na gestão de talentos é essencial para o crescimento das organizações.
Chegamos para inovar e facilitar a vida das pessoas!
Pense diferente, agradeça diferente e compartilhe amor! Conheça a feedlover.
“O reconhecimento pode ser considerado a essência das relações humanas.
Buscar reconhecimento é o mesmo que buscar atenção, permitindo
que a pessoa sinta-se viva” (KERTÉSZ).
